A Ciência por Trás da Tração dos Tênis

A Ciência por Trás da Tração dos Tênis

A aderência ou tração dos tênis pode parecer algo simples à primeira vista, mas por trás desse recurso existe uma ciência complexa.

Desde a escolha dos materiais até o design das solas, cada detalhe é meticulosamente projetado para garantir que os atletas tenham a melhor tração possível. Mergulhe conosco nesse universo e entenda o que torna um tênis “grudento”.

Materiais da sola

Começando pelo básico: o material. O tipo de borracha utilizado na sola de um tênis é crucial para determinar seu nível de aderência. Existem diferentes compostos de borracha, alguns mais macios, outros mais duros. Em geral, borrachas mais macias tendem a oferecer mais tração, especialmente em superfícies indoor. No entanto, elas também desgastam mais rápido. Por isso, muitas marcas optam por um equilíbrio entre durabilidade e tração ao escolher o composto de borracha.

A Ciência por Trás da Tração dos Tênis
Imagem reprodução.

Design do padrão da sola

O padrão ou design da sola também desempenha um papel crucial na tração. Sendo assim os padrões multidirecionais, por exemplo, são ideais para esportes que exigem movimentos em várias direções, como basquete ou tênis. Já os padrões com sulcos profundos e espaçados podem ser mais adequados para trilhas, proporcionando agarre em terrenos irregulares.

Superfície de contato

Imagine um carro de corrida. A largura e a superfície dos pneus afetam diretamente sua aderência na pista. O mesmo se aplica aos tênis. Modelos com uma base mais ampla geralmente oferecem uma superfície de contato maior, o que pode resultar em melhor tração.

Adaptação à superfície

Assim como os pneus de carros são diferentes para asfalto, chuva ou terra a ciência dos tênis também busca reconhecer os melhores terrenos para cada tipo de sapato. Sendo assim tem opções para quadras de basquete indoor, por exemplo, precisam de tração diferente daquela de tênis para corrida em trilhas ou vôlei na areia.

Tecnologias inovadoras

Com a evolução da tecnologia, algumas marcas estão indo além da borracha tradicional. A incorporação de materiais como o TPU (poliuretano termoplástico) ou solas com ventosas minúsculas são algumas das inovações que buscam maximizar a tração sem comprometer outros aspectos do tênis.

Manutenção e cuidados

Mesmo o tênis com a melhor tração pode perder sua eficácia se não for cuidado adequadamente. Manter as solas limpas, evitar superfícies excessivamente abrasivas e armazenar os tênis em condições ideais pode prolongar a vida útil da tração.

Conclusão

A tração é mais do que apenas um aspecto dos tênis; é uma ciência em si. Por isso cada detalhe, desde a composição da borracha até o design da sola, é crucial para garantir que os atletas tenham o melhor desempenho possível. E à medida que a tecnologia avança, podemos esperar ainda mais inovações nesta área, elevando o conceito de “agarre” a novos patamares.

 

Leia também

Como participar de peneiras de futebol
Qual é a melhor idade para meus filhos entrarem no esporte
Como fazer o meu filho virar um atleta?

Outras matérias que você pode gostar